domingo, 6 de janeiro de 2008

Torta Alla Gianduia

Oi pessoas! Esta é a minha primeira postagem no nosso Blog e posso dizer que estou muito honrada. Para começar o ano com o pé direito venho com essa receita que é uma delícia. A primeira vez que a vi foi no Trem Bom. Fiquei uns 6 meses namorando a receitinha, enrolei um tempão, mas quando chegou o Natal não teve jeito!

Como a própria Valentina conta esta receita faz parte do livro How to be a Domestic Goddess da nossa querida assaltante de geladeiras Nigella Lawson. Sim, é ela mesma! Aquela mocinha inglesa que adora comer torresminho de petisco as 4:00h da manhã. Bom, gulodices a parte, essa receita é a cara da Nigella, são 400g de nutella indo direto para a sua veia. Posso dizer que sensação de felicidade é imediata!


Torta Alla Gianduia




Ingredientes:

O Bolo:

6 ovos grandes, separados
Pitada de sal
125h de manteiga sem sal em temperatura ambiente
400g de nutella (um pote grande)
1 colher de sopa de frangélico (ou rum, água, licor de cacau ,etc.)
100g de avelãs picadas
100g de chocolate amargo de ótima qualidade derretido
Forma de fundo removível de 23 cm, untada e forrada com papel mateiga

Cobertura:

100g de avelãs inteiras, levemente tostadas
125g de creme de leite com soro
1 colher de chá de Frangélico, rum, aguá ou licor de cacau
125g de chocolate amargo de boa qualidade

Modo de Preparo:


Pre-aqueça o forno em temperatura de 180 oC.
Derreta o chocolate, nesta receita usei o chocolate 60% cacau da Hersheys. Eu geralmente faço isso no microondas, é rapidinho e faz pouca sujeira. Uns 20 ou 30 segundinhos dão conta do recado, mas vá de 10 em 10 e mexa entre eles.
Em seguida, bata as claras em neve com uma pitada de sal até que fiquem firmes e reserve.
Bata a nutella e manteiga e acrescente o Frangélico assim que a mistura estiver homogênea. Eu usei licor de cacau e deu tudo certinho.
Vá acrescentando as gemas aos poucos e por último as avelãs. Por último, acrescente o chocolate derretido e as claras em neve. As claras devem ser misturadas aos pouquinhos, divida em 3 vezes.
Transfira a massa para a forma e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos. Você saberá que ela está boa quando começar a desgrudar das laterais. Retire a forma do forno e deixe esfriar.
Agora é só tostar as avelãs inteiras e reservá-las para que esfriem.

Agora a cobertura!

Coloque todos os ingredientes numa panela, exceto as avelãs tostadas. Leve a panela ao fogo e mexa. Quando o chocolate estiver completamente derretido, retire a panela do fogo e bata bem com um batedor até que adquira a consistência de cobertura. Retire o bolo da forma e coloque ele bem lindinho num prato para bolo. Se estiver usando uma forma de fundo removível, altamente recomendável, mantenha a base. Despeje a cobertura, enfeite com as avelãs e é só correr para o abraço!!!

Nota: 9

Aparência: liiiindona! Eu gostaria de ter limpado as laterais do prato antes de ter tirado a foto.

Sabor: Delícia! Mas tenho que admitir que esperava mais gosto de nutella, eu não sei se foi o chocolate com alto teor de cacau que escondeu um pouco os outros sabores. A torta é bem úmida, quase uma mousse.

Aspectos positivos: Muuuuuuuuuuuita nutella! Ah, além disso é uma ótima pedida para pessoas que estão evitando farinha de trigo, como a minha mãe e minha titia.

Aspectos negativos: Galera, essa não é uma torta barata, nem é algo que eu faria em casa quando estivesse de bobeira. Pegue a lista dos ingredientes e faça as continhas e vai ver que não estou mentindo. Por isso diria que é uma torta de festa. Mas por favor não a leve para aquele encontro de família de 50 pessoas. A torta fica pequenininha! Não vai dar para aquele seu tio que gosta de afundar o pé na jaca repetir 3 vezes...


3 comentários:

Lila Yuki disse...

Lívia, eu estava namorando esta receita hoje mesmo! Que coisa, não?

Os cortadores minha mãe achou no Extra. Eles vêm numa caixa com 100 cortadores (inclusive de letras de tamanho médio) e são de plástico. Bem legal. Só é meio caro, 65 pilas...

Agora, se você quer cortadores específicos (em vez de 100 tipos diferentes que têm desde animais até ônibus e carros, hehe), o legal é ir ao Centro do Rio. Só que lá são de metal. Tem formatos mais padrões como Estrela, Flor, Quadrados e Círculos, por exemplos.

Jiroumaru disse...

Torta...... nutella......

Unknown disse...

Deliciosa a torta, feita por uma talentosíssima gourmet!

Beijocas