sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Muffins de brownie de chocolate

Photobucket


Quem fez esta receita pela primeira vez foi a Lívia. Eu apenas me aventurei recentemente... E isso porque eu queria brincar com a balança digital que eu ganhei de presente de aniversário super adiantado, hehe. Vocês vão entender o porquê do brincar com a balança quando virem a receita... E, ao lado, eu coloquei umas dicas para se ter idéia do que são 35 gramas, por exemplo, hehe.

Ela foi extraída do Trem Bom.

Muffins de brownie de chocolate

de 12 a 18 muffins, de acordo com a fôrma

Ingredientes:

Massa:
  • 300 de farinha de trigo com fermento (caso não tenha utilize farinha de trigo normal e duas colheres de chá de fermento para bolo) ;
  • 35g de chocolate em pó amargo = 2 1/2 colheres (sopa rasa);
  • 75g de açúcar = 3 colheres (sopa média);
  • 60g de manteiga derretida
  • 95g de grãos de chocolate ou pedacinhos de chocolate = um pouco mais que meia barra de chocolate picado;
  • 75g de pistache picado
  • 125ml de nutella = 3/4 de um potinho de 180 g de Nutella;
  • 1 ovo batido levemente
  • 180ml de leite em temperatura ambiente
  • 125g de iogurte natural
Modo de fazer:

  1. Prepare 12 forminhas de mufin. Pre-aqueça o forno – 200oC.
  2. Numa tigela coloque todos os ingredientes secos e mexa para misturar. Não bata.
  3. Numa outra tigela coloque todos os ingredientes líquidos e cremosos. Misture-os.
  4. Depois derrame os líquidos na tigela onde estão os sólidos e misture os ingredientes utilizando um garfo. Isto é para que a massa fique ‘grosseira’ pois massa macia é para bolo. E mufins tem consistência diferente.
  5. Divida a massa igualmente pelas forminhas e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, na prateleira do meio. Faça o teste do palito.


O que eu mais gostei nessa receita é que ela é fácil. Não tem de bater ovo, não tem de colocar as coisas aos poucos para misturar. E ela é super gostosa!

Eu usei como base uma fôrma para 6 bolinhos de silicone. Usei a forminha de papel para não precisar untar ou me preocupar com qualquer coisa. Então ficou bem legal mesmo.

Em vez de pistache, usei amêndoas picadas.

Nota: 10/10

Aparência: Ficou um bolinho BEM escuro, evidenciando o chocolate, cheio de pedacinhos de chocolate no meio, para nenhum chocólatro botar defeito.

Sabor: Muito gostoso. Você sente os pedacinhos de chocolate ainda meio derretidos no meio. As amêndoas também se fizeram presentes. Tudo isso ao fundo de um gostinho de Nutella.

Aspectos positivos: Fácil de fazer, muito gostoso.

Aspectos negativos: É uma receita cara. Nutella, chocolate, castanha (é opcional, mas dá um toque legal) resultando em apenas 12 ou, no máximo, 18 bolinhos...

Rendimento: A Valentina descreve como 12. Minha fôrma era menor e deram 16 normais e dois meio mirradinhos.

2 comentários:

Livia disse...

Ficaram liiiiiiiiiindos os muffins!E são muito gostosos, né?
Agora o nome do blog faz sentido...
Estou amando suas receitas!
beijão bem grande!

Jiroumaru disse...

M is for muffin, that's good enough for me....