domingo, 20 de janeiro de 2008

Lasanha de peito de peru e ricota



Bom, eu nem sei direito se isso é uma receita, acho que é mais uma dica para as recém-casadas por aí que gostariam que a cozinha fosse auto-limpante e que a gente pudesse viver só de pão e chocolate. A minha mãe fez um dia, achei uma delícia e eu meio que fiz a minha versão.

É tudo bem simples e rapidinho, as quantidades estão meio chutadas, mas eu acho que esse é o tipo de coisa que você faz no "feeling" mesmo.


Lasanha de peito de peru e ricota

Ingredientes

  • massa para lasanha (que vai direto ao forno ou microondas)
  • 400g de ricota fresca
  • 3 colheres de copa de orégano
  • 3 colheres de chá de azeite de oliva
  • 50g de parmesão ralado
  • 400g de peito de peru moído(ou qualquer outro frio de sua escolha) 500ml de molho de tomate
  • sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

1- Com a ajuda de um garfo amasse a ricota até que ela fique toda soltinha. Tempere com sal e pimenta a gosto, acrescente o orégano, metade do parmesão e o azeite de oliva. Misture bem e reserve.

2- Aqueça o molho de tomate e acrescente o peito de peru ou outro frio de sua prefência.

3- Espere que o molho esteja fervendo, para este tipo de massa de lasanha é muito importante que ele esteja muito quente. Ele também deve estar mais para líquido do que firme. As folhas de massa vão ser cozidas pelo molho quente, para isso você deve sempre colocar o molho antes e depois de cada folha de massa. Então, comece molhando o fundo do refratário com a ajuda do caldo do molho preparado, faça a primeira camada de massa. Deixe bastante espaço entre as folhas de massa, pois elas vão crescer enquanto cozinham. Coloque mais molho, agora se preocupando em fazer uma boa camada com o peito de peru que ele contém. Por cima, coloque a mistura de ricota. Coloque mais um pouquinho de caldinho do molho e uma nova camada de massa. Continue até atingir o final do refratário.

4- Termine acrescentando o resto do parmesão ralado por cima.

5- Cubra o refratário com papel laminado e deixe por uns 25 minutos no forno.


Nota: 9/10, isso não é algo tão elaborado assim para dar dez, né? :P

Aparência: lasanha é sempre linda, não?

Sabor: Eu pessoalmente gosto muito da combinação de ricota e peito de peru, acho bem leve. Como essa é o tipo da receita que você compra as coisas meio prontas e junta tudo, eu acho que o sabor vai depender mais da qualidade dos produtos que você escolher. Tente pegar o molho de tomate que você mais gostar, porque ele vai dar sabor a todo o resto. Eu recomendo os molhos da Raiola, o de manjericão e o de funghi são inigualáveis, o italiano da Uncle Ben´s também é ótimo e ambos eu consigo comer sem ter alergia.

Aspectos positivos: Muito rápido, muito fácil!

Aspectos negativos: Bom, o fato de não ter muito preparo envolvido da receita pode ser visto como uma coisa ruim, mas para mim é tudo que eu preciso.

Rendimento: Essa quantidade que eu passei é para fazer uma lasanha média, geralmente ela dura duas refeições para um casal. Se eu fosse servir para 4 pessoas faria ela maiorzinha, para não correr o risco de alguém ficar com fome.



4 comentários:

Unknown disse...

Ficou muito boa! Como tudo que voce faz! Beijao!

Carol disse...

Hmmmm... obrigada por compartilhar, Lívia. Esse feeling aí, por acaso não é ficar mexendo a massa o tempo todo não, né? Hehehehe.

Além de cozinha auto limpante, eu gostaria que o fogão tivesse um botão para a comida sair pronta no prato também.

Monica disse...

Lííívia! Ameii seu blog! Vou até adicionar nos favoritos, e dar uma bronca no André por não ter me contado sobre ele antes, rs. Tou vendo que vocês dois são mesmos magros de "ruim"! Ou então suas receitas, além de parecerem deliciosas, são também super saudáveis.. Com certeza vou testar em breve! Ai que inveja, queria ter um mestre cuca assim em casa :D haha Beeeijo, querida!

Paula disse...

Que tamanho de forma vc usou pra essa medida?