quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Muffins-doughnuts de geléia

Muffins-doughnuts de geléia


Esses muffins são muito gostosinhos, uma delícia mesmo. A primeira vez que vi essa receita foi no technicolorkitchen, é um blog ótimo, a Patrícia é uma quituteira de mão cheia.
Bom, assim como a torta alla gianduia essa é uma receida da nossa coleguinha Nigella. E posso dizer que essa receita traduz tudo o que essa moça defende: muito sabor com o mínimo de esforço! Eu geralmente gosto das receitas da Nigella, mas acho que as vezes essa pega um pouco pesado no que diz respeito as calorias. Nunca vou esquecer de uma receita dela de bolo de chocolate, ao final foram usados 2 potes inteiros de manteiga!!! E eu só me dei conta quando terminei o bolo, e sinceramente, aquele não foi o melhor bolo de chocolate que eu comi na vida. Por isso, eu acabei cortanto a cobertura quando fui fazer meus muffins.



Ingredientes:

1/2 xícara de leite
7 colheres (sopa) de óleo de milho ou outro vegetal (usei o de Canola)
1 ovo grande
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
1 1/3 xícaras de farinha de trigo com fermento ( se você não usar farinha com fermento, é só acrescentar 1 1/2 colheres (chá) de fermento à farinha
1/3 xícara de açúcar
12 colheres (chá) de geléia, goiabada, nutella, pasta de amendoim ou qualquer recheio que você escolher

Cobertura:

1 xícara de manteiga sem sal derretida
1/2 xícara de açúcar


Modo de Preparo:

1-Pré-aqueça o forno a 190ºC.

2-Peneire a farinha numa tigela e misture o açúcar. Se o seu açucar estiver todo empedrado igual ao meu, peneire ele também. Lembre-se de misturar o fermento também caso a sua farinha seja normal.

3-Em outra tigela, com ajuda de um garfo, bata juntos o leite, óleo, ovo e baunilha.




4-Faça uma "cova" nos ingredientes secos e despeje os líquidos nela, mexendo tudo rapidamente (sem misturar demais).





5-Coloque um pouquinho de massa no fundo de cada forminha, para isso eu usei uma colher de sorvete. Adicione 1 colher (chá) de geléia (pode ser qualquer outro recheio, eu usei nutella!) e cubra com mais massa.

6-Asse por cerca de 20 minutos ou até que estejam completamente assados. Faça o teste do palitinho.

7-Para fazer a cobertura : passe os muffins na manteiga e, em seguida, no açúcar. Eu não fiz essa parte, achei meio supérfluo.


Nota: 8/10, eu resolvi não dar 10 por causa dessa cobertura, acho que um pouco demais, sem falar que sujar a minha cozinha toda de açucar não me parece uma boa idéia.

Aparência: Os meus muffins ficaram branquelinhos, mas isso acontece com tudo o que eu faço porque o meu forno não tem grill. Eu, particularmente, amo quando eles ficam igual cogumelos, com um suuuuuper "top of the muffin". Para isso, encha bastante as forminhas porque esses muffins não crescem tanto assim.

Sabor: Eles ficam muito saborosos, a massa fica bem neutra, com um leve sabor de baunilha. Ótima para acompanhar qualquer recheio que você escolher.

Aspectos positicos: O que eu amo a respeito das massas de muffins é a facilidade do seu preparo. Assim como na receita que a minha companheira de blog postou antes, é só misturar os líquidos numa tigela, os sólidos em outra e juntar tudo no final. Não usa batedeira, mixer, liquidicador, uma beleza. Essa receita especificamente é ótima, porque seus ingredientes são fáceis de achar, são coisas que geralmente você já tem em casa, quando o lanche está fraco aqui em casa eu faço esses muffins.

Aspectos negativos: Além dessa cobertura, na minha opnião, não tem nenhum não...

Rendimento: Ahhh...isso é importante, a receita que eu estou passando dá para 6 muffins grandes. Eu fiz a receita dobrada, foi um tanto bizarro contar 14 colheres de óleo... :P

Nenhum comentário: