domingo, 13 de janeiro de 2008

Fricassê de Frango


É díficil dizer o quanto eu amo este prato. A primeira vez que comi foi na casa de um casal de amigos muito queridos, Thaís e Caio. Boa parte da minha alegria de cozinhar posso dizer que devo a eles. Assim que cheguei em casa corri na internet para tentar achar a receita no tudogostoso.com e lá estava ela!

De uma forma geral ela lembra muito um estrogonofe de frango, mas com sabores bem distintos. No lugar no molho de tomate, ketchup, mostarda e molho inglês é colocado vinho branco, limão e cenoura, o resultado é maravilhoso!

Acho que essa é uma ótima pedida para as recém casadas como eu, pois é uma moleza de fazer e causa uma ótima impressão. Se você já comprar o frango cortadinho no supermercado fica mais fácil ainda de fazer. Eu fiz na minha querida e amada panela wok, depois para lavar é ridículo.

Fricassê de Frango

Ingredientes:

  • 1 kg de file de frango cortado em tirinhas
  • Suco de 3 limões grandes
  • Sal e tempero a gosto
  • 4 colheres de manteiga
  • 3 cebolas médias raladas
  • 3 cenouras médias em rodelas finas
  • 1 folha de louro
  • 300 g de cogumelos fatiado
  • 3 xícaras (chá) de vinho branco seco
  • 2 gemas
  • 2 latas de creme de leite
  • 1 colhere (sopa) suco de limão

Modo de fazer:

  1. Tempere o frango com o limão, sal e qualquer outro tempero de sua preferência e reserve.
  2. Em uma panela derreta a manteiga, doure a cebola, junte o frango (retirando o excesso do tempero de limão), e deixe dourar tbm.
    Depois de dar uma cozida no frango, junte a cenoura, o louro, o cogumelo, o vinho e deixe cozinhar por mais ou menos 15 min.
  3. Enquanto isso, à parte, misture bem gemas, o creme de leite (com soro), e o limão.
    Assim que terminar os 15 min de cozimento do frango desligue o fogo e junte imediatamente o molho de creme de leite.
  4. Sirva em seguida com salsinha picadinha por cima.

Mais algumas notinhas. A dona da receita no tudogostoso.com, Helk Sabioni, recomenda colocar sazon vermelho. Eu não mencionei aqui na minha versão, pois quem me conhece sabe que sou absolutamente alérgica a todos esses condimentos industrializados, mas se você gostar pode colocar. Eu também não coloquei o louro, nenhum preconceito contra ele, mas eu nunca tenho em casa, não fez falta na minha opnião. Ahhhhh, adicionei milho também, umas 3 colheres de sopa, quanto mais toppings melhor!

O creme de leite pode ser trocado por requeijão, fica igualzinho. A vantagem é que se você for congelar depois, o molho não vai dar aquela talhada básica quando você descongelar. Pelo menos essa é a experência que tive.

Nota: 10/10

Aparência: O prato fica com uma cor linda por causa das cenouras!

Sabor: Jesusssss! Eu sempre perco a linha quando faço este prato! O limão e o vinho deixam tudo delicioso. Quem abomina cenouras cozinhas como eu, pode ficar calminho! Elas permanecem bem crocantes e absorvem todo o sabor do vinho, eu não deixo nenhuma cenourinha no prato ao final. Um arrozinho e batatinhas palhas complementam tudo!

Aspectos positivos: Comida boa e pouco trabalho.

Aspectos negativos: Você pode não gostar de frango, ou vinho, ou cenouras :P

Rendimento: No site diz que a receita da para 10 porções. Eu não seria tão otimista. Acho que dá para 6 a 7 gulosos fazerem uma boa festinha. Eu sempre faço a receita inteira mesmo só sendo eu e meu marido, eu acho que o trabalho para fazer pouca comida é o mesmo que para fazer muita. Dessa vez comemos muito bem no jantar e deu para congelar 2 potinhos para duas pessoas e 1 potinho para uma pessoa.

5 comentários:

Unknown disse...

Tava delicioso! Pena que dessa vez não ajudei tanto quanto queria...

Beijao, te amo.

Lila Yuki disse...

Outro dia desses eu fiz um fricassê de frango aqui, mas a receita que segui era um tanto diferente. No final, lembrava um pouco um suflê.

Vou experimentar esta algum dia, mas sem o vinho. Vou ter de achar algo para compensar... =)

Livia disse...

pois é, quando estava procurando a receita vi milhões de versões do tal fricassê, mas eu queria exatamente o que tinha comido na casa dos meus amigos.
Poxa, o vinho é gostoso, não fica nada alcoólico :P

Jiroumaru disse...

Vou ter que comer isso na casa da amiguinha....

Lila Yuki disse...

Então eu preciso provar também, hehe =D Vamos trocar fricassês?