domingo, 9 de março de 2008

Brevidades

Brevidades

em torno de 200 brevidades
da minha bisavó

Ingredientes:

  • 500g de polvilho doce, peneirado
  • 400g de açúcar, peneirado
  • 2 colheres (sopa) de essência de baunilha
  • 5 ovos

Modo de fazer:

  1. Pré-aqueça o forno, entre médio e quente (graduação 3 ou 4)
  2. Na batedeira, coloque as cinco claras e deixe-as em neve.
  3. Acrescente as gemas, e continue batendo, até ficar homogêneo
  4. Acrescente a essência de baunilha e continue batendo.
  5. Aos poucos, adicione os ingredientes secos. Tenha paciência e coloque aos poucos, de preferência com eles misturados. O polvilho, por ser muito leve, tende a fazer uma cortina de fumaça. Se você não quiser se sentir no meio de um jogo do Fluminense, sugiro que misture os secos antes de jogá-los aos poucos na batedeira.
  6. Bata para incorporá-los bem. Ele vai ficando cada vez mais claro e fica com uma aparência grudenta. É o ponto ideal. Tire da batedeira e ponha direto nas forminhas de papel, já colocadas nas forminhas de muffins.
  7. Leve ao forno e deixe dourar bem.

Receita muito simples, daquelas de antigamente. Brevidade é algo que o pessoal mais jovens não conhece mais, mas é um doce clássico das nossas avós e bisavós. A receita original segue a proporção básica: para cada ovo, 100g de açúcar e 100g de polvinho, mas acho que fica doce demais.

É um bolinho antigo, que de vez em quando a gente ainda encontra em padarias do interior. Sempre que ia a Volta Redonda, minha mãe comprava para a gente. Para quem nunca comeu, gostei da definição do Vitor: o miolo lembra o gosto de pipoquinha de saquinho cor-de-rosa.

Como não leva fermento, quem faz o bolinho crescer é o ovo batido, por isso eu destaquei tanto a necessidade de continuar batendo.

Nota: 10/10. Não tenho como questionar uma receita das minhas origens, hehe.

Aparência: Eles crescem bastante. Se você preencher até, mais ou menos, 3/4 da forminha, eles crescerão o suficiente para lembrar um muffin. Minha mãe descreve como uma abertura de jacaré. Eles bem dourados ficam mais bonitos e garantem que estarão cozidos por dentro.
Para quem não conhece, a casquinha fica durinha ao esfriar um pouco. O bolinho quente é mais fofinho. Quando esfria, tende a ficar mais duro.

Sabor: Gostoso, bem fraquinho. A casquinha de cima é a parte que mais concentra o açúcar, o miolo já fica mais neutro.

Aspectos positivos: Fácil de fazer, fácil de limpar, fácil de comer e bonito!

Aspectos negativos: Se você esquecer o fenômeno pó-de-arroz, pode ter um trabalho extra ao ter de limpar o chão da cozinha, tomar um banho e limpar as lentes do óculos.

Rendimento: A receita que descrevi resulta entre 20 a 22 bolinhos.